COACHING - PERGUNTAS FREQUENTES

Por que e quando fazer Coaching?

É um processo muito poderoso quando queremos fazer mudanças de comportamentos e hábitos, repensar aspectos da vida pessoal e profissional, lidar com novos desafios e fases de vida. É um espaço de autoconhecimento que cria oportunidades para uma melhor tomada de decisão.

Quanto tempo dura um processo de Coaching?

Para trabalhar um tema, geralmente são 12 sessões, semanais ou quinzenais. Havendo o desejo de aprofundar o que foi trabalhado ou novos temas, o processo pode ser ampliado. O cliente consegue identificar o inicio, meio e fim do trabalho. Ainda assim deve-se considerar que os progressos e mudanças desejadas dependerão muito de sua dedicação, ritmo e momento.

Qual a diferença entre Coaching e Psicoterapia?

O coaching é um processo estruturado que apoia o autoconhecimento, a partir de um ponto central levantado, trazendo luz aos potenciais e recursos que o cliente tem para modificar o que deseja, atingir uma meta, e levá-lo a movimentar-se nesta direção.  Já a psicoterapia irá aprofundar questões emocionais, temas diversos que vão sendo trazidos ao longo dos encontros e com duração indeterminada. Há casos em que coaching e terapia caminham juntos – com profissionais diferentes - e podem ser complementares.

Saiba mais sobre como a psicoterapia pode apoiá-lo.

Meu Coach vai me dizer o que tenho que fazer?

O papel do coach é de um apoiador e facilitador das questões trazidas. Através de perguntas e atividades ele levará o cliente (coachee) a refletir e encontrar suas próprias respostas.

Durante o processo, quanto tempo tenho que me dedicar?

Será necessário empenho e dedicação do cliente nas sessões e nos períodos entre um encontro e outro, onde possivelmente terá atividades a colocar em prática, que passo a passo o levam a conquistar as mudanças que deseja. Esse empenho é fundamental para que as sessões possam evoluir e os aprendizados de cada etapa tragam luz  às novas percepções e possibilidades.

O cliente é o grande protagonista desta história.