Qual é o seu ponto de equilíbrio nesse momento?

21 Feb 2017

 

Essa foi a primeira pergunta que me veio à cabeça quando comecei a fazer meu site – e está lá, na página inicial. E esse tema permeia nosso dia a dia, quer percebamos ou não.

 

Dicionário Aurélio diz: “Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas”, e finaliza: “perder o equilíbrio - cair”.

 

Todos nós temos dias bons e maus, momentos em que pensamos que vamos mesmo cair. Mas também temos forças que se opõem a essa sensação. E vou além deste “estado de corpo” – somos mente, corpo, emoções, somos complexos e sistêmicos! E uma parte fora do lugar pode mexer com todo o restante.

 

Os movimentos que faço para retomar meu equilíbrio variam: saio para dar uma volta e desviar pensamentos que não quero, paro e tomo um café gostoso, fico em silêncio e trago a atenção para a minha respiração - mesmo que por 5 minutos, ouço uma música que gosto muito, falo com alguém...essa lista vai aumentando na medida em que identifico o que me mantém no momento presente e, consequentemente, em equilíbrio.

 

A sensação de retornar ao estado natural equilibrado é muito boa – o corpo responde com bem estar, as idéias voltam a fluir, a respiração retoma seu ritmo.

 

Claro que há situações mais profundas que exigirão uma compreensão maior, especialmente se a sensação de desequilíbrio persiste. Ainda assim, vejo que hoje muitas são as razões para dispersarmos daquilo que é importante e nos distrairmos com estímulos que surgem e que não necessariamente são de nosso interesse.

 

O que te tira do lugar?

O que te faz voltar?

 

Pequenas ações e contentamentos podem fazer grandes mudanças em nossa qualidade de vida e bem estar. Experimente, até encontrar aquilo que te põe no seu próprio eixo. É um poderoso “anti-quedas”!

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Arquivo
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procurar por Tags
Siga
  • Facebook Basic Square